Perguntas Frequentes:

Aluno(a):

1 - Como realizar o cadastro no Portal Didático?

O cadastro no Portal Didático é feito automaticamente, porém é necessário estar matriculado em uma disciplina na qual o professor o utilize.

 

2 - Quais são os dados de acesso?

Os dados de acesso ao Portal Didático são:

  • CPF: número do CPF (sem traço ou pontos)
  • Senha: a mesma utilizada na página da Minha UFSJ/Contac

Para acessar os portais de semestres anteriores, atente-se ao campo Ano/Semestre na página de login.

 

3 - Porque não consigo fazer o login no Portal Didático?

A senha de acesso ao Portal Didático é sempre a mesma da Minha UFSJ.

Se você modificou sua senha e a perdeu, deverá primeiramente recuperá-la na Minha UFSJ e depois utilizá-la no Portal. Enquanto seu acesso estiver bloqueado em um, também estará no outro.

Para recuperar a senha da Minha UFSJ, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando os seguintes dados: nome completo, identidade, CPF e curso.

Para calouros, a primeira senha de acesso é o número do CPF.

 

4 - Algumas disciplinas em que estou matriculado na Minha UFSJ não aparecem no Portal, por que?

Uma disciplina é criada no Portal Didático somente quando o professor a solicita, ou seja, se estão faltando algumas disciplinas, quer dizer que os docentes destas ainda não as solicitaram.

Se seus professores forem utilizar o Portal e pedirem a criação das salas, você será inserido nelas automaticamente.

Se você tem certeza de que seu professor está utilizando o Portal e mesmo assim a disciplina não aparece para você, envie um e-mail para o suporte (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) relatando o problema.

 

5 - Como posso ver o feedback do professor sobre o meu trabalho?

Existem várias maneiras de o fazer: 

- Acesse novamente a atividade. Se o professor deixou algum feedback, ele estará disponível nesta página.

- Clique no link do bloco de Atividade Recente (se estiver incluído na página). 

 

6 - Por que não estou recebendo notificações de mensagens do Portal por e-mail como os meus colegas?

Provavelmente o seu endereço de e-mail no seu perfil está errado ou desativado. Pode acontecer também dos provedores de e-mail reconhecerem as mensagens do Portal como Spam e as enviarem para essa pasta. Verifique a caixa de Spam do seu e-mail.

Caso não seja nenhum dos problemas apontados acima, envie um e-mail para o suporte (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informando o seu problema.

 

Professor(a):

1 - Como realizar o cadastro/solicitação de disciplinas no Portal Didático?

Para ser cadastrado e ter acesso ao Portal Didático, primeiro você precisa solicitar a criação das suas disciplinas.

Para isso, acesse o link Solicitar Disciplinas na página inicial do Campus Virtual.

Utilize seu CPF e a mesma senha da Minha UFSJ para fazer login.

Siga as orientações da página e solicite suas disciplinas. As salas virtuais no Portal serão criadas em até 24 horas (em dias úteis).

Assim que a disciplina é criada, você é inserido no Portal automaticamente, recebe uma notificação por e-mail e, após isso, já pode acessar o Portal.

 

2 - Uma disciplina não aparece no formulário de solicitação, o que fazer?

Todos os dados utilizados na página de solicitação de disciplinas são importados da Minha UFSJ, ou seja, se uma disciplina não está disponível para solicitação, quer dizer que ela também não está vinculada ao CPF do professor no Contac.

Procure a secretaria do curso em que você ministra a disciplina para resolver o problema. Assim que a disciplina estiver disponível na Minha UFSJ, também estará para solicitação.

 

3 - O que é e como realizo a vinculação entre duas disciplinas?

Vincular duas ou mais disciplinas significa que uma turma será unida com outra, criando uma única disciplina no Portal Didático com todos os alunos. É útil, caso o professor for ministrar o mesmo conteúdo nas duas disciplinas, assim ele não precisa postar a mesma coisa duas vezes.

Se as duas disciplinas pertencerem ao mesmo curso, o próprio docente consegue fazer a vinculação no momento da solicitação, de acordo com as instruções da página.

Se as duas disciplinas pertencerem a cursos diferentes, a vinculação é feita manualmente pelo suporte. Solicite normalmente as disciplinas e envie um e-mail para o suporte (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) solicitando a vinculação.

Caso o professor tenha solicitado as disciplinas e se esqueceu ou não soube fazer a vinculação, ele também pode entrar em contato com o suporte para solicitar a vinculação.

 

4 - Existe a possibilidade de “aproveitamento” do conteúdo (trabalhos, slides e afins) de um período para o seguinte?

O Portal possui as funções “exportar” e “importar” conteúdos de semestres anteriores.

Se o professor deseja reutilizar algum conteúdo ou mesmo uma disciplina completa no semestre atual, ele pode solicitar a importação ao suporte. Para isso, basta enviar um e-mail para o suporte (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), informando o nome da disciplina e o semestre em que ela foi lecionada.

Se o professor desejar fazer a importação por conta própria, o passo a passo está disponível no tutorial disponibilizado na Sala do Café.

 

5 - O que é a Sala do Café?

A Sala do Café é uma sala criada dentro do Portal Didático, exclusivamente para os professores. O cadastro é feito de forma automática assim que o professor é inscrito no Portal.

Existem duas Salas do Café: uma para a graduação e outra para a pós-graduação. Eventualmente, um professor que lecionar em ambas será inscrito nas duas disciplinas. 

Nesse espaço os docentes encontrarão um tutorial atualizado do Portal Didático e um fórum para tirar suas dúvidas.

 

6 - Minha disciplina possui monitores, como posso inscrevê-los?

Envie um e-mail para o suporte (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informando o nome completo do monitor, a disciplina em que deseja inscrevê-lo e o papel que deseja atribuir a ele. O professor pode escolher entre duas permissões diferentes:

  • Monitor: permissão padrão sem funções de edição. O monitor com este papel pode acompanhar a disciplina como outro aluno.
  • Monitor Editor: possui permissões de edição semelhantes às do professor.
 

7 - O que são as atividades e recursos do Portal Didático?

São ferramentas disponíveis para a interação entre professores e alunos dentro do ambiente do curso. Os recursos são usados para disponibilizar conteúdo aos alunos e as atividades são usadas para avaliar e se comunicar com eles.

 

8 - Como acrescentar recursos ou atividades no Campus Virtual?

Para acrescentar/modificar recursos ou atividades no seu curso, inicialmente você deverá ativar o modo de edição. Isso pode ser feito clicando no botão no canto superior direito da página (Menu Ações) e selecionando a opção Ativar Edição. Para desativar o modo de edição, clique novamente no Menu Ações e selecione Desativar Edição

Para adicionar uma atividade ou recurso, mantenha o modo de edição ativado e clique no link Adicionar uma atividade ou recurso, disponível no canto inferior direito de cada tópico. 


Para mais detalhes acesse o nosso manual.

 

9 - Como funciona o envio de e-mails para os alunos dentro do Portal?

Existem duas formas de se comunicar com os alunos dentro do Portal Didático: através do fórum Avisos, disponibilizado por padrão em todas as disciplinas, e através do sistema de mensagens.

Através do fórum, a mensagem é disponibilizada para todos os usuários cadastrados e a notificação é enviada para o e-mail a cada uma hora. Por exemplo, se um aviso foi postado às 14:03h e outro às 14:45h, os alunos receberão a notificação de ambos por e-mail às 15:00h Através do sistema de mensagens do Portal, é possível enviar mensagens para todos os alunos

ou individuais, e as notificações são enviadas para o e-mail instantaneamente. 

Entretanto, é preciso ressaltar que o e-mail enviado/recebido é uma notificação e que para respondê-lo você deve acessar o Portal Didático ou fazer um novo e-mail com o endereço eletrônico do aluno. Instruções de como utilizá-lo estão disponíveis no tutorial da Sala do Café.

 

10 - É possível enviar anexos ou formatar fontes no campo mensagem?

Não. No sistema disponível no Portal Didático é possível enviar apenas mensagens de texto simples.

Se o professor deseja enviar algum material por mensagem, deve fazê-lo a partir do fórum Avisos, disponível em todas as disciplinas.

 

11 - Diferença entre Portal didático e a Comunidade Acadêmica: 

O Campus Virtual é dividido em duas plataformas diferentes: o Portal Didático e a Comunidade Acadêmica Virtual.

- O Portal Didático é um espaço utilizado para disponibilização de materiais por parte dos professores, comunicação entre docentes e alunos, entrega de trabalhos e aplicação de atividades avaliativas a distância. 

O Portal é limitado por semestre, ou seja, cada período letivo possui um Portal próprio, onde os professores precisam solicitar suas disciplinas, inserir conteúdos e os novos alunos são inscritos de acordo com as matrículas da Minha UFSJ.

- A Comunidade Acadêmica Virtual é um espaço dentro do Campus Virtual, que é independente do Portal Didático, dedicado a Grupos de Pesquisa, PETs e outros grupos acadêmicos que forem necessários. A existência das comunidades é atemporal, não está ligado a ano ou semestre letivo e seu funcionamento para inserir atividades e conteúdos é idêntico ao Portal.

O professor que desejar criar uma Comunidade Acadêmica deve enviar um e-mail para o suporte (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com os seguintes dados:

  • Nome que deseja para a Comunidade.
  • Nome completo, CPF e e-mail dos participantes (incluindo o professor responsável).
 

12 - Como instalar plugins e recursos adicionais no Portal?

Envie um e-mail para suporte (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informando o nome do plugin.

Serão instalados apenas plugins disponíveis no site Moodle.

 

13 - Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte do Portal Didático através do e-mail do suporte ao usuário (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Pelo telefone (32) 3379-5832 entrar em contato no seguinte horário:

Segunda à sexta: 7:00 às 16:00h.

www.ufsj.edu.br